Home | Empresa | Serviços | Clientes | Fotos | Fale Conosco

Nossos Escritórios

 Guarapari-ES
  Vitória-ES
 

Links

 Manutenção
 Modernização
 Elevador
 Síndico
 Seguro
 Consultoria
 Diversos
 Notícias
 

 
Vantagens e Economia com a Modernização de Elevadores

 Comandos Eletrônicos

 Modernizar o seu elevador é uma inteligente alternativa, especialmente com a utilização dos novos comandos eletrônicos micro-processados ao invés de sistemas obsoletos a base de relés, isto traz muitas vantagens: 

 Ø        Menor índice de falhas, menos transtornos com a paralisação dos e q       equipamentos, nivelamento mais preciso, viagens mais suaves e m a       maior segurança.     

Ø        Redução  no consumo de energia elétrica.

Ø        Melhoria do  tráfego, redução do tempo de espera nos casos
onde são possíveis outras estratégias de atendimento.

Ø        Novas funções ficam disponíveis, tais como: cancelamento
de chamadas falsas, avisos quando alguém “segura” o 
elevador  por tempo excessivo e outros.

 Ø Embelezamento, exemplo: substituição de botoeiras,   c o mi    in  s       instalação de indicadores digitais e revestimento da cabina.
V      Valorização do patrimônio e harmonia do ambiente

O prazo de entrega da modernização é bem menor que a substituição por um equipamento novo, portanto causa muito menos transtorno e muitas vezes as máquinas antigas são mais robustas que as atuais. 

ELEVADORES ACIONADOS POR MOTOR DE CORRENTE ALTERNADA (VVVF)

Modernizando o elevador podemos utilizar um sistema para controlar o motor do elevador. Um inversor de freqüência controla a velocidade e proporciona conforto nas viagens, com partidas e paradas suaves e nivelamento preciso (parada sem degrau). Além destas perceptíveis vantagens para o usuário, podemos destacar outras:

a) Economia de energia elétrica

    Operando com alto fator de potência, próximo de 1, proporciona uma redução de cerca de 40% no consumo de energia elétrica.

Nota: podemos definir fator de potência como a relação entre a potência ativa e a potência aparente, indicando a eficiência com a qual a energia está sendo utilizada.

b) Redução do custo de manutenção 

    PARTE MACÂNICA: Menor desgaste de todas as partes móveis (cabos, polias, redutor), com partidas e paradas suaves poupam o equipamento especialmente as lonas de freio.

   PARTE ELÉTRICA: O maior responsável pelo desgaste do motor é o seu aquecimento, conseqüentemente envelhecimento e ressecamento dos materiais isolantes. Com o sistema VVVF o aquecimento é muito menor pois a corrente de partida do motor é bem mais baixa (cerca de 1,5 vezes a nominal) contra cerca de 10 vezes a nominal em sistemas convencionais.

c) Menor ruído da máquina

Custo de Manutenção e Redução de Energia Elétrica

Quando aplicados sistemas inteligentes de atendimento (sistema Duplex ou multi-carros), evitam  que mesmo que as pessoas apertem mais de um botão, apenas o elevador mais próximo irá atendê-la evitando assim o desgaste do equipamento (menos “quilômetros rodados”).

Em média, cerca de 25% a 35% das viagens são desnecessárias, os dois elevadores vão para o mesmo pavimento, mas, só um deles é utilizado.

Portanto, podemos estimar uma média de economia cerca de 15% em cada elevador. Dependendo das características do edifício e do número de pavimentos (quanto mais paradas, maior será a economia com o novo sistema). 

O que é Comando Duplex?

É um sistema pelo qual dois elevadores trabalham em conjunto, otimizando seu tráfego. Ele faz com que uma única chamada para os dois elevadores acione apenas o carro mais próximo. 

O que ocorre sem este sistema?

É comum que o usuário do elevador, quando se depara com dois elevadores chame os dois, ainda que um deles esteja bem mais próximo que o outro. Por exemplo: Um elevador se encontra no sétimo andar e o outro no segundo. Neste caso, o usuário, que se encontra no térreo, chama os dois elevadores. O que estava no segundo andar vai lhe atender e o outro fará uma viagem desnecessária do sétimo andar até o térreo. Esta viagem ocasiona desperdício de energia elétrica e desgaste desnecessário das máquinas. 

O que ocorre com o Duplex?

Com este sistema, no exemplo acima citado, apenas o carro que estava no segundo andar partiria para atender o chamado do térreo, poupando o outro carro. 

Quais as vantagens?

Economia de energia elétrica;

Aumento da vida útil do elevador;

Redução do tempo médio de espera do usuário. 

Como funciona?

O quadro de comando (“cérebro” do elevador) vai registrando todas as chamadas, e através de um cabo de comunicação vai “conversando” com o outro elevador e decidem em conjunto qual dos dois irá atender cada chamado. Tudo isso considerando as chamadas de pavimento, de cabine e o sentido (subindo ou descendo) em que se encontra. A cada meio segundo o computador recalcula todas as possibilidades e escolhe a estratégia que minimiza o tempo de atendimento e o melhor aproveitamento do elevador.

Custo x Benefício  deste sistema

Trata-se de um verdadeiro investimento, que se paga com a própria economia que ele proporciona. Só com esta economia de energia elétrica o retorno ocorre, em média, em pouco mais de um ano após sua implantação.

Para um edifício residencial de tráfego médio, as viagens desnecessárias (evitadas com o sistema DUPLEX) representam cerca de 25% a 35% das viagens.

Oportunidade


Trata-se de um verdadeiro investimento, que se paga com a própria economia que a modernização técnica proporciona. Só com a economia de energia elétrica na modernização, o retorno ocorre, em média, em pouco mais de um ano após sua implantação. Modernizar o seu elevador será um excelente investimento, o qual, se paga com o aumento de seu conforto nas viagens, com a efetiva redução do consumo de energia elétrica, com a economia na reposição das peças, com o aumento da sua segurança e com a valorização do maior patrimônio comum de seu condomínio.

Sinergia Elevadores - Uma empresa que faz a diferença!

 

Home | Empresa | Serviços | Clientes | Fotos | Fale Conosco

Sinergia Elevadores © Direitos Reservados